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Quem é você?

Autor: Edson Ferreira | Data 16/02/2020 10:54:01

Uma das maiores buscas do ser humano é descobrir sua motivação infinita. Parece que a motivação é o salvador da pátria, afinal de contas se você estiver constantemente motivado suas realizações serão consecutivas. Buscar por algo...

Fazer isso com a sua equipe é um crime

Autor: Edson Ferreira | Data 07/02/2020 22:00:38

Estudos internacionais com dados e 63 países entre 2000 e 2011 apontam uma importante relação entre suicídio e desemprego. O desemprego de uma pessoa tem um impacto muito maior que apenas financeiro. É também social e emocional, muitas vezes...

Evolua sua equipe sem muito esforço

Autor: Edson Ferreira | Data 31/01/2020 20:50:23

Nesse post quero apenas contar duas histórias/Estudos que representam exatamente essa estratégia. Estudo 1 Um estudo onde reuniram um grupo de estudantes de psicologia, que receberam cinco ratos e um labirinto em forma de “T” para realizar...

Dormir bem: uma receita para qualidade de vida e p

Autor: Edson Ferreira | Data 20/01/2020 16:47:19

Uma pesquisa sobre o sono feita Philips em 2019 com mais de 11000 pessoas mostrou que, para 44% delas a qualidade do sono piorou nos últimos anos. Todos nós sabemos que um bom sono é fundamental para nossa qualidade de vida e produtividade no...

Como ter alta performance já.

Autor: Edson Ferreira | Data 20/01/2020 14:44:53

Foco, disciplina e treinamento são elementos chave para quem quer conquistar algo diferente na vida. E para isso precisamos parar de buscar grandes realizações. Precisamos sonhar grande isso é verdade. Mas para chegar no sonho grande,...

Atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente

Autor: Edson Ferreira | Data 01/11/2019 06:55:28


O que é atender ao cliente? Vejo entendimentos distorcidos desse tema. Vejo muita gente acreditado que atender ao cliente é o mesmo que vender. Já vi muitas palestras e treinamentos sobre esse tema que diz que você precisa estar bem vestido, sorrindo e calmo, por exemplo. Tudo bem. Isso realmente é importante. Mas veja bem. Isso é apenas atender as necessidades suas, não do cliente. Isso é algo que se faz para cumprir as regras prescritas do atendimento. Um bom atendimento ao cliente vai muito além disso. Veja bem, a expressão é: Atendimento ao cliente. Então atender bem é o ato de se colocar na posição de satisfazer as necessidades de alguém. Atender não é vender. Vender é parte do processo de um bom atendimento. Atender ao cliente é entregar para ele o que quer e o que vai deixá-lo plenamente satisfeito com você e seu trabalho. O fato de vender algo que o cliente foi buscar não é por si só um bom atendimento. Atender é entregar, durante o processo de venda, uma experiência na relação interpessoal que fará com que seu cliente fale bem e você, mesmo que não compre nada, mas que o fará lembrar de você sempre que pensar em comprar algo que você venda. Atendimento ao cliente é a experiência e a satisfação plena das necessidades dele. Quais necessidades? As materiais e as não materiais. Um cliente quando vai até você para comprar, ele terá sua expectativa surpreendida positivamente não pelo produto que leva, mas pela experiência da relação interpessoal que ele teve com você. Porque nós nos enganamos muito dizendo às outras pessoas e a nós mesmos o que queremos, pois acreditamos racionalmente que o que importa é o material que fomos comprar. Mas na verdade o que nos vai sair encantados é a experiência humana na relação. Quando um vendedor se aproxima de um cliente e pergunta, posso ajudar? Ou diz: Pois não, o que o senhor deseja? Essas duas perguntas tem, mesmo que inconsciente as seguintes respostas: Pode ajudar sim. Eu desejo atenção, valorização e compreensão. O que todos nós buscamos na vida é atenção, valorização e compreensão. Essas são necessidades básicas das pessoas e quando estamos interessados em fazer um bom atendimento ao cliente é preciso que satisfaçamos essas necessidades. Vender será uma consequência de um bom atendimento. E se estamos interessados em fazer um bom atendimento precisamos começar com o primeiro passo que é saber ouvir. Muito vendedores acreditam que precisam falar muito. Mas se o foco é atender o cliente é preciso saber ouvir de verdade, ouvir as nuances da comunicação para buscar o como valorizar e compreender as pessoas. Quer fazer um bom atendimento ao cliente na sua empresa? Ensine todos a ouvir e ensine a todos que atender o cliente é muito mais que vender, é satisfazer suas necessidades pessoais do cliente. É ir além do óbvio. Isso sim causará uma experiência diferenciada.

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